Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
2 comentários:
Lekinha, minha querida amiga, só posso desejar um ótimo e delicioso feriadão de Páscoa para você e a sua trupe!!!
Que JC nunca desampare vocês e com certeza não fará, porque você é uma mulher incrível.
Feliz Páscoa!!!
Beijão, Dan.
Amiga queridaaa, uma páscoa lindaa e abençoada para ti e sua família!
Que o amor e o perdão de Cristo entre dentro da sua casa e ressucite dentro de ti todas as forças e as esperanças de sonhos já esquecidos!!!! FELIZ PÁSCOA!
Postar um comentário