24 de mar. de 2009

ODÓ IYA!!!



Rainha do mar, Iemanjá é a grande mãe do panteão umbandista. A palavra Iemenjá vem de yeyé omo ejá, que significa mãe cujos filhos são peixes. Diz a lenda que o mar é salgado pelas lágrimas que Iemanjá verteu por seus filhos que partiram. Acredita-se que o culto a Iemanjá surgiu entre os egbá, um dos povos ioruba. Para eles, Iemanjá era a orixá do rio Ogum que corre pela atual Nigéria. No entanto, há outros mitos africanos que falam de Iemanjá, o que dificulta a definição precisa da mitologia dessa orixá. Pode-se dizer que a existência de mitos variados no oeste africano envolvendo Iemanjá são um indicativo da importância dessa orixá na religiosidade ioruba. Para alguns, ela é filha de Olokum, o senhor do mar; para outros, é filha de Obatalá com Oduduá. Uma das lendas diz que Iemanjá foi esposa de Orunmilá e depois, de Olofin, rei de Ifé. Iemanjá foi mãe de muitos filhos, entre eles, Oxóssi, Ogum e Xangô.

Houve uma transformação na mitologia de Iemanjá quando essa orixá passou a ser cultuada no Brasil. Na África, ela era orixá da água doce e no Brasil está fortemente ligada ao mar. Provavelmente, isso se deve ao processo histórico em que os negros foram trazidos de suas terras na África para servir como escravos no Brasil em cidades litorâneas.

Iemanjá é a mãe zelosa que cuida de seus filhos com afeto e autoridade. Está sempre de braços abertos para acolhê-los. Iemanjá lembra a mulher madura, mas vigorosa, que exerce grande influência no lar. Ao mesmo tempo, Iemanjá no Brasil, está fortemente ligada à proteção das pessoas ligadas ao mar. Ela protege pescadores e navegantes. No Brasil, há inúmeras celebrações a Iemanjá em cidades litorâneas. Essas festividades repercutem na sociedade, tornando Iemanjá a orixá mais conhecida entre a população não adepta.

Da mesma forma que Oxum, Iemanjá está ligada à maternidade. Oxum, porém, é arquétipo da mãe jovem e sua ligação é com a gravidez, a lactação e com as crianças pequenas. Já, Iemanjá se associa mais à imagem da mãe de filhos criados. Iemanjá é vaidosa, gosta da cor do azul do mar, de roupas bonitas e vistosas, de jóias caras, de respeito e consideração.

Arquétipo dos filhos de Iemanjá

Os filhos e filhas de Iemanjá são pessoas que exercem influência no lar. São conservadoras, tolerantes, carinhosas, gostam de ser respeitadas e há motivos para isso, em função da importância que conquistam em seu meio. As filhas de Iemanjá são vaidosas, mas discretas. Gostam das boas coisas da vida, das roupas bonitas, de jóias e podem se exceder nos gastos para satisfazer essas necessidades. Os filhos de Iemanjá não gostam da solidão. Costumam constituir família e lutam pela preservação da sua estrutura familiar. Preferem profissões em que há uma certa rotina, àquelas em que se está sempre envolvido com o inesperado. Filhos de Iemanjá colocam a família em primeiro lugar e não estão dispostos a sacrificar interesses familiares em favor de carreia profissional, por exemplo. Filhos de Iemanjá são pessoas que enxergam o ser humano, que conseguem perceber o que se passa no interior do outro, mas também podem ser rancorosos, tendo dificuldade em superar antigas mágoas.

Simbolismos ligados a Iemanjá

Axé: a energia sagrada de Iemanjá está nas águas, principalmente as do mar.

Cor: azul claro.

Dia da semana: sábado.

Elemento natural: água.

Número: 7

Objetos: conchas e pedras marinhas.

Protegidos: as pessoas que vivem do mar e no mar.

Santa católica: Nossa Senhora da Conceição.

Saudação: odó iyá.

2 comentários:

Mary Simples Assim... disse...

Gostei mtoo desse post amiga...
Principalmente sobre as caracteristicas dos filhos de Iemanjá...
Vc sabe quais são as principais caracteristicas dos filhos de Oxum e Bará?

Eu acho que são esses os nomes...

Leka disse...

Linduxa,

Acabei de postar sobre mamãe oxum, espero que vc tb goste e aproveite!!!

Vou criar outros posts sobre todos os orixás!!!

Beijundas =D