10 de jul. de 2009

Me bateu uma saudade....

Agora há pouco, navegando pela internet, me deparei com um belo texto do Sr. Lemos Britto, importante figura no âmbito nacional, que tive o prazer de trabalhar e aprender muito também!!!


"QUE SAUDADES DO TEMPO EM QUE O BRASIL ERA POBRE!

Naquela época, era possível ir dormir à noite e deixar a porta da casa aberta, não havia assaltos às residências, mesmo na cidade de São Paulo.
Naquela época, as crianças podiam brincar nas ruas durante e mesmo à noite, as famílias se reuniam para conversar nas calçadas até altas horas, organizavam festas fraternas na comunidade, regadas com alegria e respeito humano, as pessoas saiam para trabalhar de manhã sabendo que voltariam pra casa no final do expediente, não havia o medo estampado nos olhares, o pânico, o risco iminente espreitando nas esquinas.

Naquela época, também não havia o crime organizado, o tráfico de drogas, os seqüestros, os atos de violência perversa contra a pessoa, os crimes de pedofilia, os jovens não se entrincheiravam em gangues pelas ruas, não havia “balas perdidas” ceifando a vida de crianças e inocentes.
Naquele tempo, o Brasil era reconhecidamente um país pobre, mas havia muito mais paz e fraternidade nas relações humanas, maior tolerância às diferenças sociais, étnicas, políticas, .....
Naturalmente, eu gostaria que o Brasil que era pobre fosse rico, mas também gostaria que a sociedade brasileira de hoje fosse bem mais parecida com a de ontem."

Esse texto nos remete a uma profunda reflexão, um certo saudosismo também...

Hoje somos reféns, nem dentro de nossas próprias residências temos segurança, os bandidos estão livres e nós presos, como um passarinho em sua gaiola...

Os valores hoje em dia estão todos, sim todos, invertidos!!!

E a custa de que????

Pais matando filhos e vice-versa, as pessoas casando e descasando como quem troca uma peça de roupa, abusos de todo tipo (moral, sexual, físico entre tantos outros)...

Ás vezes me pego pensando sobre essas coisas e me pergunto: será o final dos tempos???

Hoje aos meus 37 anos, não me lembro de nunca ter levantando a voz sequer para os meus pais, minha mãe só pelo olhar, já sabíamos que vinha 'bronca', sempre pedi a benção deles antes de me deitar...está tudo errado hoje!!!!

E isso me deixa angustiada demais!!!

Se eu fosse solteira, hoje me arriscaria a colocar um filho no mundo? De jeito nenhum!!!

Os filhos são 'nossos' até certa idade, depois eles crescem e tomam seus rumos, vão viver suas vidas, criar suas famílias....assim como eu escolhi o caminho que iria trilhar


Ah, seu eu pudesse voltar no tempo....tanta coisa boa que hoje já não existe mais, infelizmente!!!!

Nenhum comentário: